quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que aprendi com a primeira trilha!


Eu amo fotografar!!
Por mais que faça infinitamente menos do que gostaria, não deixo de amar!

Contei por aqui que fui convidada para fotografar uma trilha.
Fiquei tão feliz!
Feliz em, pela primeira vez, fotografar para alguém.

Junto com a adrenalina e a ansiedade para fazer as fotos vieram as dúvidas.
Como sempre, recorri ao Google.
Para minha surpresa, não achei nada sobre o assunto.
Encontrei fóruns e alguns post de blogs sobre quais equipamentos levar.
Na grande maioria, o assunto principal era fotografia de natureza.

O melhor lugar que encontrei com informações sobre trilhas foi no Trilhas x Fotografia.
Mas, mesmo assim não falaram sobre o que eu estava querendo ler.

Minhas maiores dúvidas eram sobre quais ângulos seria importante neste tipo de esporte.
Qual o melhor posicionamento.
Se seria bom levar flash externo ou mesmo fotografar com o acoplado da câmera.
Na verdade nem sei se acharia estas informações pela net, mesmo se fosse sobre outro assunto.

Mas, pensando que devem ter pessoas como eu com algumas dúvidas.
Ou mesmo aquela galera que curte um trilha e tem o interesse em melhorar suas fotos, resolvi fazer este post para tentar ajudar.

Já ressalto que não sou profissional.
Por tanto, minhas dicas são de amadores para amadores.
Vou falar de pontos que percebi e achei relevante guardar para próximas trilhas.



- A câmera que eu tenho é a D5100.
Ela me atende perfeitamente.
Quero apenas os acessórios para melhorá-la.
Vou comprar um flash externo e uma lente grande angular.

Experimentei fotografar com uma D7000,
Claro que ela é ainda mais incrível.
Mas para trilha, não me satisfez.
Ela é muito pesada!
Só por este motivo, já não a usaria para esta ocasião.

- Não usei o flash.
Para falar que não usei em momento nenhum, só levantei o bonitinho na hora em que tive de fotografar contra o sol.
A luz do sol fica incrível em uma trilha.
Em muitos momentos fotografei os feixes que o sol cria ao passar pelas folhagens.


- As cenas que eu achei mais importantes captar:
As pessoas caminhando pela mata.


A natureza em si.


Os momentos chaves onde o guia passa curiosidades sobre a trilha.


Momentos em que os participantes da trilha interagem.


E é claro, o ponto principal.
O objetivo de toda a caminhada!



- Outra dica que aprendi em um workshop é usar mais de um cartão de memória.
Usei um cartão para a subida e outro na descida.
Se desse algum problema em um deles, perderia só a metade!rs
Mas, nada de errado aconteceu e a felicidade continua.

- Em toda a trilha fiquei com a câmera ligada.
Muitas fotos foram tiradas do nada.
Em questões de segundos, vi o que queria fotografar e como ela estava ligada e na mão, click!!

- Ficar atento o tempo todo!
Literalmente!!
Nesta trilha em fiquei no final do grupo o tempo todo.
Mas nas próximas já notei que devo ficar indo de ponta a ponta em determinados momentos do percurso.
Por isso, o próximo ponto é bem importante.

- Conhecer a trilha!
Ter feito a trilha pelo menos uma vez faz muita diferença.
Se conhecermos o caminho, vamos saber os momentos chaves para fazer aquelas fotografias de revista.rs

Como já disse, sou uma mera amadora apaixonada pela fotografia.
Observei estes pontos e espero ter ajudado a você a melhorar um pouquinho mais.

bjinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário